APRESENTAÇÃO MONTRA DE LIVROS LEILÕES CONTACTOS
Pesquisa
Destaques
Última Actualização
Oportunidades
? A B C D E F G H I J
L M N O P Q R S T U V
Z
ELOGIOS DOS REIS DE PORTUGAL [1726]
BRITO (Frei Bernardo) [1569-1617].- ELOGIOS // DOS REYS DE PORTUGAL // com os mais verdadeyros Retratos, que se puderaõ achar. // ORDENADOS POR // Fr. BERNARDO DE BRITO // Chronista géral, e Monge da Ordem de S. Bernardo. // AGORA NOVAMENTE ADDICIONADOS // PELO // P. D. JOSEPH BARBOSA // Clerigo Regular da Divina Providencia, Chronista da Serenis- // sima Caza de Bragança. // OFFERECIDOS AO SERENISSIMO SENHOR // D. JOSEPH // PRINCEPE DE PORTUGAL. // PELAS MAÕS DE // DIOGO DE MENDONC,A CORTE REAL // Secretario de Estado DelRey N. Senhor. // [gravura decorativa] // LISBOA ORIENTAL. // Na Officina FERREYRIANA. // ?? // M. DCC. XXVI. // ?Com todas as licenças necessarias. In-8.º gr. de XII-246 págs. e XXII gravuras. E.
Clássico da historiografia nacional bastante estimado, pela primeira vez publicado em 1603 na tipografia de Pedro Craesbeeck. Segunda edição, preferível à edição 'princeps' por ser mais completa. Com o frontispício impresso a negro e vermelho e ornada com 25 retratos dos Reis de Portugal, desde 'O Fundador' até D. João V, 'O Magnânino'. José dos Santos no 'Catálogo do Conde do Ameal' refere: "Todos os retrs., em meio corpo, se encontram dentro de oval: os XXII primeiros (até D. João IV) são abertos a buril em chapa de cobre e de execução mais antiga que os restantes, sem qualquer rubrica dos artistas que os executaram; enquanto que os três últimos (D. Afonso VI, D. Pedro II e D. João V) estão assinados: 'B Picart diregit 1725."
'Innocêncio' refere que na edição de 1786 suprimiu o editor o prólogo de Fr. Bernardo de Brito, que andava nas anteriores. Em todas as de 8.º faltam os retratos dos reis (o que não acontece com o nosso exemplar que apresenta 22 retratos). Por outro lado cabe aqui referir que o exemplar que constituiu a 'Biblioteca do Conde do Ameal' era da de uma "tiragem especial em papel de superior qualidade e de grande formato"; As descrições do 'Catálogo da Biblioteca de F. Palha', de 'José Maria Nepomuceno, ou do 'Manual Bibliographico Portuguez' de Pinto de Matos, não fazem referencia a qualquer retrato. Acresce a importância de uma nota manuscrita a lápis na contracapa da pasta da frente do exemplar que descrevemos, que diz: "Completo, nesta edição foram omitidos os retratos dos Filipes, tem porem outros até D. João V." nota que naturalmente confere com o exemplar aqui descrito Encadernação contemporânea em carneira, com nervuras e dourados.
Ref: 33683
€ 1,500.00
Copyright © 2019 Livraria Manuel Ferreira Política de Privacidade Perguntas Frequentes