APRESENTAÇÃO MONTRA DE LIVROS LEILÕES CONTACTOS
Pesquisa
Destaques
Última Actualização
Oportunidades
? A B C D E F G H I J
L M N O P Q R S T U V
Z
TOPOGRAFIA DA FRONTEIRA PRAÇAS E SEUS CONTORNOS RAIA SECA COSTA E FORTES DA PROVINCIA DE ENTRE DOURO E MINHO [1994]
BRANDÃO (Gonçalo Luís da Silva).- TOPOGRAFIA DA FRONTEIRA, PRAÇAS E SEUS CONTORNOS, RAIA SECA, COSTA E FORTES DA PROVÍNCIA DE ENTRE DOURO E MINHO delineada por... Manuscrito 1909. Biblioteca Pública Municipal do Porto. 1994. [Litografia Simão Guimarães, Filhos, Lda. Porto]. 2 cadernos ou vols. In-fólio oblongo de IV-24 págs. de texto e XXVI estampas. E.
Bela e modelar reprodução facsimilar de um valioso manuscrito do século XVIII. "Trata-se de um curioso exemplar, no essencial da arquitectura militar e fortificação, que inclui, para além da configuração geográfica da Província de Entre Douro e Minho, várias plantas de praças-fortes e fortalezas, cartas e plantas topográficas das vilas em que as mesmas se situam e das zonas fronteiriças e costeiras pertencentes à referida Província, num total de vinte e quatro desenhos [aguarelados]. A série de representações de tipologia militar fixa pormenores relativos à situação em que se encontravam, por 1758, algumas das praças fortificadas e fortalezas do Governo das Armas da Província do Minho, que tiveram um importante papel durante as guerras da Restauração e da Sucessão de Espanha. Para além disso, o conjunto cartográfico das principais vilas da região, ao proporcionar imagens desses locais e seus arredores, na segunda metade de Setecentos - com a representação de conventos, igrejas, capelas, hospitais e outros imóveis públicos e particulares, muitos deles hoje desaparecidos - constitui outro motivo de interesse. Destaque-se, a título de exemplo e pelo significado de que se reveste para a cidade do Porto, a localização, dentro da Praça de Monção, da residência do grande urbanista João de Almada e Melo e da sua Quinta da Pedra, nos arredores da mesma Praça".
A tiragem desta bela edição foi limitada a 1000 exemplares. Os cadernos ou volumes, em brochura, aparecem acondicionados num estojo próprio da edição, em tecido cor de tijolo com gravados a prata.
Ref: 18841
€ 100.00
Copyright © 2019 Livraria Manuel Ferreira Política de Privacidade Perguntas Frequentes