APRESENTAÇÃO MONTRA DE LIVROS LEILÕES CONTACTOS
Pesquisa
Destaques
Última Actualização
Oportunidades
? A B C D E F G H I J
L M N O P Q R S T U V
Z
ESMERALDO DE SITU ORBIS [1892]
PEREIRA (Duarte Pacheco).- ESMERALDO DE SITU ORBIS. Edição commemorativa da Descoberta da America por Christovão Colombo no seu quarto centenario, sob a direcção de Raphael Eduardo de Azevedo Basto. Lisboa. Imprensa Nacional. 1892. In-4.º gr. de VIII-XXXV-I-125-I págs. E.
Da extensa «Noticia Preliminar» de Rafael Basto: “Depois de quasi quatro seculos de existencia, vê hoje a luz da publicidade o precioso thesouro de informações historicas e geographicas, em que o celebre Duarte Pacheco Pereira, cavalleiro da casa de D. João II, immortalisou o seu nome como escriptor, depois de o tornar celebre como invencivel soldado e audaz navegador. (...) “A linguagem e o estylo do importante livro, a que o auctor deu o titulo de ‘Esmeraldo de situ orbis’, são o mais correcto que se conhecia no principio de quinhentos; as grandes questões cosmographicas dos tempos antigos; a narração singela do mareante, a par da erudição sagrada e profana; e as noticias verdadeiras, e porventura novas, das nossas primeiras navegações apparecem alli com maxima clareza, e podem servir de lição para esclarecer factos ainda agora duvidosos, ou destruir conjecturas erroneas. (...) “A Obra de Duarte Pacheco é o mais completo compendio do que sobre nautica e geographia maritima - especialmente a da costa africana - se sabia nos fins do seculo XV..." Primeira edição, em excelente papel, documentada com 3 fac-símiles do manuscrito e 2 estampas a cores, representando os barcos que formavam as armadas que partiram para a Índia nos anos de 1500 e 1503. Edição, ainda hoje bastante apreciada e invulgar.
Boa encadernação à amador, com a lombada e os cantos de pele. Está ligeiramente aparado à cabeça e com as capas da brochura conservadas.
Ref: 5072
€ 200.00
Copyright © 2019 Livraria Manuel Ferreira Política de Privacidade Perguntas Frequentes