ALBUM DO ESTADO DO PARÁ. 1908. Mandado organizar por S. Ex. o Snr. Dr. Augusto Montenegro, Governador do Estado — Oito annos do Governo (1901 a 1909) — Paris. Imprimerie Chaponet (Jean Cussac). In-fólio de [II]-I-350 págs. E.
Album de exemplar cuidado e execução gráfica, trilíngue, em português, francês e inglês, profusamente ilustrado com fotogravuras de grande interesse para a história de uma das maiores regiões federativas do Brasil. Com três mapas impressos a cores, em folhas desdobráveis e de grandes dimensões [Carta da zona da estrada de ferro de Bragança e da Colonização do Estado (119 x 66 cm.); Mappa Geológico do Estado do Pará (36 x 52 cm.); Mapa do Estado do Pará (70 x 80 cm.)].
De particular interesse se revelam as centenas de fotogravuras que ilustram a secção dedicada aos Municípios do Estado do Pará: Belém, Santarém, Óbidos, Alemquer, Monte-Alegre, Mazagão, Souzel, Porto de Moz, Macapá, Montenegro, Chaves, Afuá, Anajás, Breves, Curralinho, Cachoeira, Soure, Baião, Cametá, Mocajuba, Igarapé-Miry, Abaeté, Ourem, Irituia, S. Caetano, Igarapé-Assú, Bragaça, entre todos os outros municípios que não foram aqui ilustrados com fotografias locais. Outros capítulos, também eles ilustrados com fotogravuras do maior interesse para a documentação iconográfica daquela região: Resumo histórico; Limites, topografia, clima e fontes de riqueza, Constituição política e Organização do Estado do Pará; Finanças do Estado; Os Jacarés em Marajó; Produção (Flora, fauna, indústria extractiva, indústria pastoril, lavoura; Como se prepara a Borracha); Comércio, Navegação e Indústrias; Estradas de ferro; Obras públicas e monumentos; A «Conquista do Amazonas»; Instrucção pública; Serviço de Terras; Serviço sanitário do Estado; Operários, Casas de habitação, Creadagem, Hotéis e Restaurantes; Imprensa no Pará; Exposição Nacional de 1908 no Rio de Janeiro; Algumas palavras sobre os homens públicos do Pará.
Luxuosa encadernação de execução industrial, gravada a cores e ouro.
Com dedicatória manuscrita de Augusto Montenegro, organizador deste interessantíssimo álbum.