CASTELO BRANCO (Camilo).— AMOR DE PERDIÇÃO. (Memórias duma Família). Reprodução fac-similada do manuscrito, em confronto com a edição crítica, segundo plano organizado e executado sob a direcção de Maximiano de Carvalho e Silva… Estudo prévio histórico-literário de Aníbal Pinto de Castro. 1983. Real Gabinete Português de Leitura – Rio de Janeiro. Lello & Irmão, Editores – Porto. [Oficinas Gráficas de Lello & Irmão-Editores. Porto]. In-fólio de LXXII-III-645-I págs. E.
Edição de características únicas entre as muitas que da obra já foram publicadas, porquanto pela primeira vez se dá a conhecer o fac-símile do original manuscrito que se conserva no valioso acervo do Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro. O manuscrito vem reproduzido em confronto com o texto da edição crítica, a quinta, datada de 1879, ainda prefaciada e revista pelo romancista. De salientar, como elemento valorizador desta edição, a inclusão do importante «Estudo Histórico-Literário» do Professor Aníbal Pinto de Castro, trabalho que ocupa as páginas XXXVII a LXXVII.
DA MUITO INVULGAR TIRAGEM ESPECIAL, LIMITADA A 70 EXEMPARES NUMERADOS E RUBRICADOS PELOS EDITORES.
Encadernação editorial almofadada, em inteira imitação de ‘chagrin’, decorada com dourados e fios vermelhos na lombada e na pasta da frente. Conserva o estojo original de cartão.