LOPO (Albino dos Santos Pereira).— APONTAMENTOS ARQUEOLÓGICOS. Instituto Português do Património Cultural. [Silva Pereira / Offset. Braga, Julho, 1987]. In-4.º peq. de 179-I págs. B.
"Dar à estampa os Apontamentos Arqueológicos do Coronel Pereira Lopo é, antes de mais, um acto de homenagem a um pioneiro dos estudos da arqueologia, e ao fundador do Museu Municipal de Bragança, cujo acervo iria constituir posteriormente um dos principais núcleos do Museu Abade de Baçal."É também divulgar uma perspectiva romântica das origens, talvez débil e fantasiosa, mas que foi o motor das primeiras gerações que partiram à descoberta dos testemunhos do passado, devassando incansavelmente a Terra Portuguesa.
"É, ainda, apesar dos decénios, que entretanto decorreram, proporcionar um utensílio aos investigadores que se interessam pelo património arqueólogico transmontano.}"É finalmente estabelecer uma ponte entre uma geração gloriosa, animada por homens como Leite de Vasconcelos e Francisco Manuel Alves, Abade de Baçal, e os tempos actuais, em que de novo, os estudos da história regional e local se reanimam, retomando, por vezes, as temáticas propostas, no final de oitocentos, ou no dealbar deste nosso século", segundo palavras respigadas do Prefácio de Francisco Sande Lemos.