CARVALHAIS (Rodrigo Pinto Pizarro de Almeida).— APONTAMENTOS HISTORICOS. [Typographia Commercial Portuense. 1847]. In-8.º peq. de XX-52 págs. B.
Raríssimo opúsculo, de que apenas obtivemos notícia da sua existência no «Dicionário Bibliográfico da Guerra Peninsular» de C. A. de Magalhães Sepúlveda e no «Catálogo Colectivo das Bibliotecas dos Parlamentos de Língua Portuguesa».
Para além de um texto introdutório não assinado, o presente opúsculo reproduz importante documentação com interesse para a história da Guerra Civil Portuguesa e da influência inglesa nos assuntos da nação.
“Estes documentos do procedimento inglez em 1829, e em 1847, devem gravar-se no coração do nosso povo: são letras em aberto que havemos satisfazer no futuro. […]
“A Inglaterra deve pedir contas ao Ministerio de haver atraiçoado os seus interesses: esse apoio, que em caso de guerra poderia encontrar no continente, perdeu-o para sempre. O povo ha-de levantar-se em massa, apenas uma farda inglesa tomar pé no nosso territorio — e havemos abrir as portas aos nossos irmãos d’Hespanha, para que, unidos, possâmos humilhar essa Potencia, que segue apenas as indicações mal calculadas d’um interesse acanhado no seu horizonte — e de fracos resultados no presente. […]
“O procedimento que o Ministerio Palmerston quiz adoptar na questão em inentemente [sic] portugueza de 1847 — com o fim de condescender com as velleidades e tendencias despoticas da familia ‘Gotha’; e especialmente os acontecimentos que tiverão lugar na barra do Porto no dia 30 de Maio, e os que depois se seguiram na propria Capital de Portugal, acrescentaram mais uma pagina de sangue, de traição, e de ignominia, aos annaes politicos de Inglaterra. […]”
Entre estes importantes documentos realçamos a «Correspondência que teve logar entre o General Conde de Saldanha, e o Comodoro Guilherme Walpole, no Porto da Villa da praia, e mares comprehendidos entre 38º e 44º latitude Norte, desde o dia 16 até 24de Janeiro de 1829».
Capa da brochura em papel não impresso, manuscrito com os seguintes dizeres: “Apontamentos historicos (relativos aos acontecimentos em Portugal em 1829 e 1847) por Rodrigo Pinto Pizarro de Almeida Carvalhaes, militar e político português setembrista, presidente do Conselho de Ministros entre 18 de abril e 26 de novembro de 1839.