FERNANDES (Brás A.).— ARMAS E INSCRIÇÕES DO FORTE DE BAÇAIM. [Academia Portuguesa da História]. Prefácio, notas e tradução do Académico Correspondente António Machado de Faria. Lisboa. MCMLVII. In-4.º gr. de XXV-VII-282-II págs. B.
A Fortaleza de São Sebastião de Baçaím, cuja planta foi atribuída a Giovanni Battista Cairati, arquitecto-mor de Portugal no Oriente, foi mandada construir em 1536 por determinação de D. Nuno da Cunha sob o reinado de Filipe I de Portugal.
O autor deste trabalho escrito em língua inglesa, nasceu em Goa no ano de 1881.
Edição ilustrada com 65 estampas onde se reproduzem 130 documentos epigráficos que Brás Fernandes "ilustrou por meio de hábeis reproduções aguareladas" e que nesta edição foram integralmente reproduzidas em folhas impressas à parte. Recolha que constitui importante subsídio para a história da presença dos portugueses na Índia. Conta ainda esta edição com seis estampas coloridas, duas das quais em folha desdobrável que representam as plantas do Forte de Bassaim, da Igreja Matriz de S. José, das Igrejas da Companhia de Jesus, de Santo Agostinho, dos Dominicanos e ainda do Mosteiro de Santo António e da sua Igreja de S. Francisco e ainda com a reprodução
As numerosas e importantes ‘Notas’ de António Machado de Faria vêm estampadas de páginas 187 a 261, a que se segue o Índice.