MELO (D. Francisco Manuel de).— AULA // POLITICA, // CURIA MILITAR: // Epistola Declamatoria // AO SERENISSIMO PRINCIPE // D. THEODOZIO: // & // POLITICA MILITAR. // DE // D. FRANCISCO MANOEL // DE MELLO. // OFFERECIDA AO ILLUSTRISSIMO SENHOR // D. JOAM DA MOTTA, // E SYLVA // Conego Magistral da Santa Igreja Patriarchal, do Concelho // de Sua Magestade, &c. // ‘Por MATHIAS PEREYRA DA SYLVA. // [florão xilográfico] // LISBOA OCCIDENTAL, // Na Officina de MATHIAS PEREYRA DA SYLVA, // & JOAM ANTUNES PEDROZO. // ——— // Anno M. DCC.XX. // ‘Com todas as licenças necessarias.’ In-8.º gr. de XX-243-[I] págs. E.
Edição bastante rara, constituída pelos textos didácticos de carácter militar de D. Francisco Manuel de Melo: o primeiro [AULA POLITICA, CURIA MILITAR], embora concluído a 29 de Agosto de 1653, foi pela primeira vez dado à luz da imprensa nesta edição; o segundo, pela primeira vez impresso em Madrid, no ano de 1638 [Imprenta de Francisco Martinez], sendo de extrema raridade e agora novamente impresso com página de rosto própria: POLITICA // MILITAR // EN AVISOS // DE // GENERALES. // ‘ESCRITA AL CONDE’ // DE LIÑARES, // MARQUEZ DE VISEO, CAPITAN GENERAL // del mar Oceano, del Concejo de Estado de su Ma- // gestad, y su Gentil-hombre de la Camara, &c. // POR // […] // ‘CAVALLERO DEL ABITO DE CHRISTO, // ‘Maesse [sic] de Campo de un Tercio de Infanteria Españo- // la por Su Magestad.
Frontispício impresso a negro e vermelho, seguido da respectiva dedicatória dirigida a D. Joam da Motta e Sylva, cardeal e político português, cónego da Colegiada de São Tomé foi feito cardeal por Bento XIII no Consistório de 2 de Novembro de 1727. Em 1732 foi eleito arcebispo de Braga, sem que nunca obtivesse confirmação da Santa Sé. Após a morte de Diogo de Mendonça Corte-Real ocorrida em 1736, foi convidado por D. João V para exercer o cargo de Secretário de Estado. Segue-se a esta ‘Dedicatória’ um «PROLOGO GALEATO», as respectivas «Licenças», e um «INDICE DO QUE SE CONTEM NA AULA POLITICA […]». No final, de págs. 109 a 132, vem a «EPISTOLA DECLAMATORIA AO SERENISSIMO, SAPIENTISSIMO, & FELICISSIMO PRINCIPE D. THEODOZIO ‘NOSSO SENHOR’ DE D. FRANCISCO MANOEL DE MELLO.»
A segunda Obra, intitulada «POLITICA MILITAR» vem impressa de págs. 133 em diante, com página de rosto impressa a negro, conforme a edição original, reproduz a carta dedicatória que fez D. Francisco Manuel de Mello ao Conde Duque de San Lucar, datada em Madrid 20. de Abril de 638., seguida da ‘Censura del Reverendissimo Padre Agustin de Castro […]’, datada de 30 de Setiembre de 637 e ainda de outra carta dirigida D. Miguel de Noroña, Conde de Liñares, seu parente e colega na missão de Évora e ainda o texto intitulado «AL QUE LEYRE».
José dos Santos faz pormenorizada descrição desta obra no Catálogo da Livraria de Azevedo-Samodães.
Encadernação original em pergaminho mole, sem qualquer intervenção de restauro, manuscrito na lombada com os respectivos dizeres. Com pequenos cortes de traça na margem interna, junto à lombada.