LEMOS (Maximiano).— CAMILO E OS MÉDICOS. Prefácio de João de Araújo Correia. Editorial Inova. Porto. [1974]. In-4.º de 374-VI págs. B.
Edição de muito apurada concepção gráfica devida a Armando Alves, limitada a apenas 250 exemplares numerados, impressos em papel ‘vergé’ de escolhida qualidade, no formato de 280 x 175 mm.
Edição integral, acrescida de um prefácio de João de Araújo Correia datado de Outubro de 1973, ilustrada em folhas impressas à parte com os retratos das personalidades referenciadas.
Diz Alexandre Cabral no «Dicionário de Camilo Castelo Branco»: “(…) Na verdade, o probo investigador deixou-nos um trabalho valioso «com novos elementos para a biografia do grande escritorX: as relações de Camilo, mais ou menos amistosas e prolongadas, com médicos e boticários (ilustres a maior parte e alguns charlatães), desde o primeiro, Dr. Francisco José de Azevedo, que era seu cunhado, até ao último o oftalmologista Dr. Edmundo de Magalães Machado. De sublinhar que Maximiano Lemos não se limitou a anotar secamente o nome dos facultativos que trataram (ou conviveram, de uma ou outra maneira, com) o romancista. Além de enumerar, inclusive, os seus mestres e condiscípulos na Escola Médico-Cirúrgica do Porto, enriqueceu as suas informações (hoje difíceis de obter) ao fundamentá-las criteriosamente com factos conhecidos da biografia de Camilo e trechos da sua obra.
“Trata-se de um trabalho notável. (…)”