LEMOS (Maximiano).— CAMILO E OS MÉDICOS. Com novos elementos para a biografia do grande escritor. Porto. Companhia Portuguesa Editora. 1920. In-8.º de IV-655-I págs. E.
Primeira edição de um dos mais interessantes e estimados trabalhos da longa bibliografia consagrada ao grande romancista.
Com muitos retratos impressos em plena página.
Diz Alexandre Cabral no «Dicionário de Camilo Castelo Branco»: “(…) Na verdade, o probo investigador deixou-nos um trabalho valioso «com novos elementos para a biografia do grande escritor: as relações de Camilo, mais ou menos amistosas e prolongadas, com médicos e boticários (ilustres a maior parte e alguns charlatães), desde o primeiro, Dr. Francisco José de Azevedo, que era seu cunhado, até ao último o oftalmologista Dr. Edmundo de Magalães Machado. De sublinhar que Maximiano Lemos não se limitou a anotar secamente o nome dos facultativos que trataram (ou conviveram, de uma ou outra maneira, com) o romancista. Além de enumerar, inclusive, os seus mestres e condiscípulos na Escola Médico-Cirúrgica do Porto, enriqueceu as suas informações (hoje difíceis de obter) ao fundamentá-las criteriosamente com factos conhecidos da biografia de Camilo e trechos da sua obra.
“Trata-se de um trabalho notável. (…)”
Encadernação com lombada e cantos de pele, decorada com nervuras e ferros gravados a ouro. Carminado à cabeça e com as restantes margens por aparar.
Capa da brochura ilustrada a duas cores, assinada por António Lima. Com ex-libris da Livraria de J. G. Mazziotti Salema Garção.