BRAGA (Teófilo).— CAMÕES E O SENTIMENTO NACIONAL. Porto. Livraria Internacional de Ernesto Chardron… 1891. In-8.º de VII-I-324 págs. E.
“Depois de publicado o trabalho da ‘Historia de Camões’, que fórma parte da ‘Historia da Litteratura portugueza’, diversas circumstancias, como o Centenario do immortal poeta em 1880, conferencias, revistas e prologos de edições da sua obra, interessaram-nos intensamente por essa grande vida e pela sua surprehendente acção sobre a nossa nacionalidade. Tivemos consequentemente por vezes de revisar as nossas idéias historicas e litterarias, e embora as dispersassemos em novos estudos fragmentarios de occasião, nem por isso perderam o caracter de unidade a que estavam intencionalmente subordinados. É o que agora se reconhecerá ao reunir esses estudos dispersos no +Camões e o Sentimento nacional’ […].
“O assumpto do ‘Camões e o Sentimento nacional’ é um dos mais curiosos problemas da Sociologia, porque partindo do facto — como uns aggregados de povoações cantonaes chegaram á unificação de Patria pelo amor do seu territorio, a necessidade de mantêl-o em independência obrigou-os a uma acção commum, a um ideal collectivo que fortifica o sentimento de Patria em Nacionalidade. […]”.
«A Vida do Poeta»; «A Epopêa da Nacionalidade»; «A Obra Lyrica»; e «O Theatro Camoneano», são os capítulos que constituem o presente livro.