FONSECA (Quirino da).— A CARAVELA PORTUGUESA E A PRIORIDADE TÉCNICA DAS NAVEGAÇÕES HENRIQUINAS. Coimbra. Imprensa da Universidade. 1934. In-8.º gr. de [II]-VI-700 págs. E.
Muito estimado e amplo trabalho sobre a caravela portuguesa nos seus mais diversos aspectos. Menciona "180 caravelas portuguesas, de cujos nomes próprios encontrámos memória, fazendo-se elas recordar por serviços que desempenharam". Tem no fim um valioso 'Glossário' de termos náuticos. A obra apresenta-se documentada com perto de 150 estampas, representando na sua maioria caravelas portuguesas antigas. Achega de indiscutível valor para a história das navegações portuguesas. Muito invulgar.
Boa encadernação em pele inteira; na pasta da frente gravada a ouro com os respectivos dizeres e com um brasão, também gravado a ouro, embutido num baixo relevo. Na lombada decorada com nervuras, rótulos e ferros gravados em ‘caixas fechadas’; carminado só à cabeça e com as restantes margens integrais. Com as capas da brochura e a respectiva lombada preservadas.
Com dedicatória do autor ao Professor D. António Pereira Forjaz [Pimentel], distinto cientista, director da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa [1944-1960].