ANDRADE (Joaquim Navarro).— CARTA APOLOGETICA, E ANALYTICA AO REDACTOR DO PERIODICO INTITULADO ‘O PORTUGUEZ’, IMPRESSO EM LONDRES. Lisboa, Na Typographia Rollandiana, — 1822. In-8.º de 44 págs. Desenc.
Opúsculo invulgar, dado à imprensa a propósito de um artigo publicado no jornal ‘O Portuguez’ [n.º 70, págs. 336. Provavelmente «O Português ou Mercúrio, Comercial e Literário» (Londres, 1814-1823)].
Subsídio com interesse para a história política daquele conturbado período da história portuguesa e das Cortes Constituintes de 1820.
“Topando no seu Periodico (…) com certa passagem que me he relativa, e que V. m. intrometteu com o geito, que lhe foi possivel, no meio dos elogios e vituperios que a torto e a direito distribuio ás Côrtes, e ao Governo de Portugal, cirzindo esses remendos de tal arte, que parecesse vir tudo muito a propozito, e naõ de industria, e forçadamente (…) attentando que V. M. assim pelo theor honrado de ganhar a vida, escrevendo, como por satisfazer as encommendas, que daqui lhe enviaõ individuos perversos, de moralidade infernal, e profundamente roidos de inveja esteril (…)”.
O autor, natural de Guimarães, doutorou-se na Universidade de Coimbra, foi director literário da Academia de Marinha e Commercio do Porto, deputado eleito às Côrtes constituintes de 1821 — cargo que renegou — e Correspondente da Academia Real das Ciências.
Com uma mancha que afecta as cinco primeiras folhas.