CARTA ‘CONSTITUCIONAL’ DA MONARCHIA PORTUGUEZA. —— LONDRES: 1832. [Impresso por L. Thompson, Na Officina Portugueza, 19 Great St. Helena, Bishopsgate Street.] In-fólio de 31-[III] págs. E.
Luxuosa, muito rara e bela edição da ‘Carta Constitucional de 1826’, impressa em Londres por L. Thompson em versão miniatural, agora dada à estampa pelo mesmo impressor, em folhas de papel velino de grandes dimensões [dim. aprox. 26×36,5 cm.], com marca de água ‘J. Whatman // Turkey Mill // 1828’.
Impressão muito cuidada e nítida, de grandes margens, cuja composição reproduz rigorosamente a mancha tipográfica da edição original cujas dimensões não ultrapassa os 3,5×6,5 cm.
“D’esta edição feita com caracteres quasi microscópicos, e notaveis por sua belleza, se tiraram exemplares em papel velino magnifico, de grande formato, adornados com um retracto de S. M. I. o Duque de Bragança. Vi na livraria da Imp. Nacional um d’estes exemplares, cujas folhas medem de grandeza treze e meia pollegadas de altura sobre nove e meia ditas de largura, ao passo que a composição das paginas impressas abrange apenas duas e um quarto pollegadas de altura por uma e um quarto ditas de largura.” [’in’ Diccionário Bibliographico Português, vol II, págs. 38 – n.º 189].
Edição ilustrada com um retrato de “S. M. I. // ‘O DUQUE DE BRAGANÇA, REGENTE’ // em Nome da Senhora // DONNA MARIA, SEGUNDA, // Rainha Constitucional dos Portuguezes // ‘OUTORGADOR, E SUSTENTADOR’ // da Carta Constitucional // da // Monarchia Portugueza.”, assinado “H. Meyer. s.c.”. Gravura não descrita na «História da Gravura Artística em Portugal» ou no «Dicionário de Iconografia Portuguesa» onde, em nome de Henri Meyer apenas ficou registado um retrato de D. Pedro IV descrito como “Pequenino busto, sem qualquer fundo ou delimitação (…)” com 40×35 cm. (Reproduzida no Diccionário).
A gravura utilizada para esta edição, embora bastante semelhante à descrita anteriormente, “tem aprox. 8,5×15 cm. e sem qualquer delimitação apresenta um fundo que parcialmente envolve o retratado, “voltado de três quartos para a esquerda, a cabeça para o mesmo lado, mas olhando para a direita. O retratado usa bigode e matacões e está em cabelo; enverga grande uniforme e está condecorado. (…)”.
Encadernação de recente manufactura, com larga lombada em ‘chagrin’, dourada com os respectivos dizeres. A última folha impressa, em falta, foi substituída por outra, facsimilada.