ALMEIDA (João Coelho de).- CARTA datada de "Lisboa 29 de Dezbro 1846", certamente enviada a José Bernardo da Silva Cabral. Dim. 21 x 26,5 cm.
Interessante documento com interesse para a história da Guerra da Patuleia desencadeada a 6 de Outubro de 1846 na sequência do golpe palaciano conhecido por ‘Emboscada’.
O signatário congratula-se com a vitória do marechal Saldanha na ‘Batalha de Torres Vedras’ travada a 22 de Dezembro de 1846, onde a forças militares da Rainha, sob o comando de Saldanha derrotaram as tropas ‘setembristas’ da ‘Junta do Porto’ comandadas pelo Conde do Bonfim, impedindo assim o avanço destas sobre a Capital.
"Parabens, parabens p.la glorioza, e completa victoria alcançada em Torres Vedras; não mais digo a este respeito pr. q. as pessas officiaes falão bem alto, e a todo o mundo. No Porto athe 3 do corr.te fiz todos os serviços e sacrificios q. estavão ao meu alcance (e de meu fº) a bem da cauza; apezar, de homiziados desde 11 de (?) nunca afroxamos, athe que uma preceguição continua pr. ordem da Junta [palavra escrita de forma que, para ser lida, tem de se voltar a folha de baixo para cima] me foi feita: 3 (saltadas?) me derão athe q. rezolvi imigrar pª a Galiza, o q. ifectuei com astucia, de Vigo fui pª Valença e dela o Reis me enconvio de porção de Officio pª o Governo a q.m os entreguei no dia 12 (…) P. S. No Porto ficão algumas 700 pessoas prezas aquaze tudo conhecido".