CASTILHO (António Feliciano de).— CARTAS DE ECHO E NARCISO, dedicadas á Mocidade Academica da Universidade de Coimbra: Seguidas de differentes Peças, relativas ao mesmo objecto. /(…) Terceira Edição correcta e augmentada. Coimbra: Na Imprensa da Universidade. 1836. In-8.º de IV-224 págs. E.
Obra de Castilho de grande êxito na altura da sua publicação e hoje com interesse também por fazer parte da literatura que promoveu a introdução das ideias liberais em Portugal.
Obra dedicada “Á Mocidade Academica da Universidade de Coimbra, nesta terceira edição, com um novo e interessante ‘Prólogo’. Conforme a antecedente, acrescentada de uma segunda parte até então inédita e de outras poesias. A primeira, continha apenas as primeiras nove epístolas.
Da «Advertencia» que acompanha a edição de 1903 extraímos: “(…) Ha ahi quadros episodicos, cuja chave explicativa poderia o Poeta entregar-nos; mas como não o fez, adivinha-os o critico. Especialisaremos apenas um: o passeio de Narciso e seus amigos, em barco, ao longo das margens ridentes do rio Cephiso. Isto é, sem tirar nem pôr, a pintura poetica, mas muito vivaz, do passeio de Castilho, em Maio de 1822, com seus amigos e condiscipulos, estudantes de Coimbra, Mondego acima, até á Lapa dos Esteios. Curioso traço, que nos mostra o moço artista já meio emancipado das copias de copia, já entregue a pinturas do natural, reproduzidas da existencia real (…)”.
Encadernação da época com lombada de pele.