[MENDONÇA (D. Luís António Carlos Furtado de)].— CARTA I [a XIX] DE NÃO SEI QUEM A OUTRO QUE TAL. 3.ª Impressão. Lisboa, Na Impressão Regia [e na Typografia de Bulhões]. Anno 1830-1831. In-8.º gr. B.
Muito rara colecção de cartas publicadas sob anonimato, atribuídas a Luis António Carlos Furtado de Mendonça, fervoroso Miguelista, arcebispo de Braga e prior mor da Ordem de Cristo, falecido em 1832. Também em 1830 e sem o nome do autor, foram publicadas as ‘Resposta á Carta primeira [e segunda] de Não sei quem a outro que tal’, atribuídas a Fr. Mateus d’Assunção Brandão, que por sua vez suscitaram a reacção de José Agostinho de Macedo.
Inocêncio diz no ‘Diccionário Bibliográfico Português”: Sahiram ao todo 19 cartas, sem declaração do nome do auctor; porém são-lhe geralmente attribuidas; e entre os que affirmam pertencerem-lhe é para mim de muito pezo o testemunho do dr. Manuel Pinto Coelho Cotta de Araujo, que por suas circunstancias estava no caso de saber (…)”.
Sacramento Blake diz no «Diccionário Bibliographico Brazileiro» acrescenta: “Em 1830 publicaram-se as treze primeiras cartas na Imprensa régia; em 1831 as outras na typographia de Bulhões, (…)”.
Com defeitos marginais nas primeiras folhas e uma mancha de água que ofende, junto ao topo e à lombada, parte significativa do volume.