MACEDO (Padre José Agostinho de).— CARTAS FILOSOFICAS A ATTICO. Lisboa. Na Impressão Regia. Anno 1815. In-8.º de 240 [aliás 340]. págs. E.
Inocêncio, «Memorias para a vida intima de José Agostinho de Macedo»: "(…) Já dissemos no XIX d’este capitulo, como José Agostinho de Macedo vivera por algum tempo ligado em intimo trato com a actriz ‘Maria Ignacia da Luz’, porém este commercio amoroso em breve arrefeceu como era de esperar e José Agostinho voltando-se rapidamente do theatro para o claustro, depressa se lhe deparou para substituir a actriz uma religiosa do mosteiro de Odivellas, por nome ‘D. Joanna Thomasia de Brito Lobo de Sampaio’ a qual durante annos foi cortejada com assiduidade, fazendo por seu respeito amiudadas visitas àquelle convento. Estas deram azo a que se divulgasse o segredo, e a que seus inimigos tirassem d’ahi assumpto para motejos e zombarias. Era esta dama, ao que parece, dotada de alguma instrucção e apaixonada das lettras: José Agostinho de Macedo dedicou-lha as suas ‘Cartas Philosophicas a Attico’, em 1815, bem como a traducção de uma pequena novella com o titulo de ‘Arrependimento premiado’, que sahiu anonyma em 1818. Se tivesemos de dar credito aos elogios e louvores de que são tecidas as dedicatorias que precedem estas duas producções, teriamos que collocar tal senhora, quando menos, a par de Mad. de Sevigné, Dacier ou Staël; porém José Agostinho, encarecia em todas as suas cousas e assim como não sabia fazer uso dos doestos e das satyras individuaes, tambem não podia louvar senão adulando aquelles a quem procurava engrandecer, tecendo-lhas os mais encomiasticos e hyperbolicos panegyricos, rescendentes de podres incensos e malbaratadas lisonjas. (…)" De facto o volume apresenta uma extensa a elogiosa dedicatória impressa à Religiosa Cisterciense a que Inocêncio faz larga referência.
Capítulos de que o livro se compõe: I. Sobre os bens da Fortuna; II. Sobre o Suicidio; III. Sobre a Filosofia de Mendelson; IV. Sobre o Bello; V. Sobre a Exageração dos males da Sociedade; VI e VII. Sobre o Sublime; VIII e IX. Sobre o ser a ignorancia mais conducente para a felicidade do que a Sciencia, (Sustenta-se este paradoxo); X. Sobre o modo de ser eloquente; XI. Sobre o Estylo, etc.; XII. Sobre as Bellas Artes; XIII. Sobre a Poesia em relação com a Musica; XIV. Sobre o Desterro; XV e XVI. Sobre o Patriotismo; XVII. Sobre o assumpto de que a maior Bibliotheca não he mais que hum só Livro (Sustenta-se este Paradoxo); XVIII. Sobre o assumpto das Cartas; XIX. Sobre ser o homem o objecto mais ignorado pelo mesmo homem; XX. Sobre Seneca e Young serem dois Escriptores prejudiciaes; XXI. Sobre não haver Sciencia sem a Sciencia moral; XXII. Sobre as operações do entendimento; XXIII. Sobre o Genio; XXIV. Sobre o Gosto; XXV. Sobre a Indifferença, etc.: XXVI. Sobre as inclinações fysicas e espirituaes; XXVII. Sobre os poucos conhecimentos do homem.
Encadernação inteira de pele, da época, com defeitos na charneira. Com cortes de traça nas folhas de guarda que, à excepção da última folha impressa, practicamente não afectam o miolo. Com raras anotações a lápis de cor.