SOLEDADE (D. Francisco da) [FIGUEIREDO (Manuel Joaquim Pereira de)].- CARTAS // SOBRE // O VERDADEIRO ESPIRITO // DO // SEBASTIANISMO, // ESCRITA A HUM FIDALGO // DESTA CORTE // POR // MANOEL JOAQUIM PEREIRA // DE FIGUEIREDO, // ‘Presbytero Secular. // [brasão com as armas de Portugal] // LISBOA, // NA IMPRESSÃO REGIA. // 1810. // ‘Com licença’. 4 opúsculos. In-8.º de 21-[III]; 20; 19-I; 20 págs. B.
A propósito desta publicação diz Vítor Amaral de Oliveira no seu monumental trabalho publicado pela Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra «Sebástica. Bibliografia Geral sobre D. Sebastião»: “São quatro cartas, cada uma delas numerada diferentemente. Inocêncio, vol. 3, p. 67: “Foram escritas por ocasião da contenda sebástica, a que deu princípio o papel anónimo ‘Anti-sebastianismo’, promovida depois por José Agostinho de Macedo e continuada por outros e poe ele. O mesmo José Agostinho afirma, em mais de um lugar que o autor das ‘Cartas’ mencionadas era, na realidade, D. Francisco da Soledade, chamado por ele o ‘Chanfana’”. (…)”.
Conserva as capas da brochura originais, todas subordinadas ao título VERDADEIRO ESPIRITO DO SEBASTIANISMO, a que segue: CARTA I.ª ‘Na qual se examina a origem dos Sebastianistas.’; CARTA II.ª ‘Na qual se examina se os Sebastianistas são máos Christãos.’; CARTA III.ª ‘Na qual se examina se os Sebastianistas são máos Vassalos.’; CARTA IV.ª Na qual se examina se os Sebastianistas são máos Cidadões; e os maiores de todos os Tolos.’