REIS (Pedro Batalha).— CARTILHA DA NUMISMÁTICA PORTUGUESA. Lisboa. MCMXLVI-MCMLVI. [Oficinas Gráficas de Bertrand (Irmãos) Lda]. 2 vols. In-4.º gr. de 531-V e 190-IV págs. E.
Uma das mais importantes e estimadas obras da bibliografia numismática portuguesa, numa magnífica edição repleta de estampas impressas em separado, 118 das quais em papel couché muito encorpado, reproduzindo os mais valiosos e representativos espécimes numismáticos nacionais.
“No primeiro volume desta obra demos um quadro historiográfico da Numismática Portuguesa, encarada sob múltiplos aspectos, todos aqueles que consideramos dever anotar num estudo de conjunto da vida que as nossas moedas tiveram, descrevendo seus antecedentes e consequentes, para dar uma ideia do papel que elas têm representado na História de Portugal.
No “segundo volume, que ideològicamente não é mais do que um capítulo do primeiro, encerra apenas o catálogo sumário das moedas portuguesas metropolitanas e insulares, como resenha tipológica dos numismas que entre nós circularam desde os velhos tempos da Fundação de Portugal aos nossos dias (1140-1940)”.
Tiragem muito limitada, há muito tempo esgotada e bastante valiosa.
Encadernações de pele inteira gravadas a ouro nas lombadas e pastas.