LOPES (João Batista da Silva) [1781-1850].— A CIDADE DE SILVES NUM ITINERÁRIO NAVAL DO SÉCULO XII POR UM CRUZADO ANÓNIMO. Fac-simile da edição por João Baptista da Silva Lopes, (Lisboa, Academia das Ciências, 1844), Com um estudo de Manuel Cadafaz de Matos. Edições Távola Redonda. Centro de Estudos de História e do Livro… Câmara Municipal de Silves. Lisboa, 1999. In-4º gr. de 290 págs. B.
"A CRÓNICA DO CRUZADO ANÓNIMO, sobre a conquista de Silves aos muçulmanos em 1189, constitui, sem dúvida, um dos textos fundadores da História da Cultura e da História das Ideias sócio-políticas em Portugal no século XII.
"(…) Mesmo não tendo sido originariamente escrita por um autor português, esta Crónica (…) é (também) aqui perspectivada como uma das mais importantes fontes disponíveis e fidedignas para a História de Portugal no próprio século da constituição da nacionalidade."
O título da edição original, traduzida e anotada por João Baptista da Silva Lopes, é o seguinte: «Relação da Derrota Naval, façanhas, e successos dos Cruzados que partirão do Escalda para a Terra Santa no anno de 1189». Além do texto original esta muito cuidada reedição integra a reprodução da gravura de Silves. O vasto e erudito estudo de Manuel Cadafaz de Matos ocupa as páginas 7 a 152. Tiragem limitada a 1500 exemplares.