PINTO (Silva).— COMBATES E CRITICAS. Com um prologo de Camillo Castello Branco. Segunda edição. [e NOVOS COMBATES E CRITICAS. 1875-1884; TERCEIRO LIVRO DE COMBATES E CRITICAS]. 1907. Parceria Antonio Maria Pereira. Lisboa. 3 vols. In-8.º de 363-V; 358-II e 343-III págs. E.
O primeiro volume apresenta um extenso prólogo de Camilo Castelo Branco intitulado «Silva Pinto e a sua Obra».
Importante colectânea de escritos de Silva Pinto, muitos deles com referências ao grande prosador de Seide, outras a numerosas personalidades e escritores do seu tempo, com interessantes capítulos para a história da literatura, do teatro e da política em Portugal nos finais do século XIX.
A título de exemplo transcrevemos do índice: Do Realismo na Arte; Camillo Castello Branco e «A Corja»; Do Estado do Theatro em Portugal; O «Hamlet» e a régia traducção; O Arco de Sant’Ana; Ristori e Emília das Neves; João de Deus, lutas literarias; Alexandre Herculano e o seu tempo; Os Jesuitas; O Empréstimo de D. Miguel; «Poesia do Mysterio», por Narciso de lacerda; «Homens e Letras», por Candido de Figueiredo; «O Sêllo da Roda», por Pedro Ivo; A farçada monarchica; A Pátria em perigo!; No Oriente. 1876; Em Hespanha. 1875; Rodrigues de Freitas; A Casa de Correcção de Lisboa; Nós a a Alfandega do Porto; Balzac em Portugal; etc., etc.
Invulgar, especialmente quando com os três volumes reunidos.
Exemplar estimado, praticamente por abrir e com as encadernações editoriais.