COMPENDIO // DA HISTORIA // DO ANTIGO E NOVO // TESTAMENTO, // Com as rezoens, com que se prova a verdade // da nossa Religiaõ: // ‘Traduzido da Lingoa Franceza, para instrucçam da // Mocidade Portugueza’; // E DEDICADO // AO EXCELLENTISSIMO E REVERENDISSIMO // SENHOR D. MIGUEL // DA ANUNCIAÇAÕ, // Bispo de Coimbra, Conde de Arganil, &c. // ‘Para uzo da sua Dioceze, e Seminario de J. M. J. // [brazão eclesiástico com as armas de D. Miguel da Anunciação] // EM PARIS, // Na Officina de ANTONIO BOUDET, Impressor // de Sua Mag.de Christianissima. // ====== // M. DCC. LX. // ‘Com todas as Licenças necessarias.’ In-12.º gr. de XXIV-203-[I] PÁGS. E:
Cuidada e invulgar edição, cremos que a primeira impressa em Paris, mais tarde dada à imprensa em Lisboa em 1772 e 1816, sendo a de 1830, póstuma.
Embora publicada sem o nome do autor ou tradutor, a respectiva ‘Dedicatória’ vem no final assinada ‘Antonio Soares’.
António Soares Barbosa, nasceu em Ancião no ano de 1734, tendo falecido em Coimbra em 1801. Segundo recorda Inocêncio no ‘Dicionário Bibliográfico Português’ “Foi despachado para a primeira cadeira da Faculdade de Philosophia na occasião da reforma da Universidade em 1772, mandando o Marquez de Pombal conferir-lhe […] o grau de Doutor, para ficar incorporado na mesma Faculdade […].
Também chamado António de S. Lázaro Soares, foi irmão do filósofo Jerónimo Soares Barbosa. Presbítero secular, formado no Seminário Episcopal de Coimbra, onde chegou a ser professor de Filosofia. Nomeado para a Faculdade de Filosofia por Decreto Régio de 11-9-1772. Deputado da Junta da Directoria Geral dos Estudos e Escolas do Reino em 1799. Sócio da Academia Real das Ciências.
A título de curiosidade, as respectivas ordens de ‘Approbation’ e Privilege du Roi’ referem-se também à licença e privilégio para a publicação da segunda edição do livro «Vida do venerável D. Fr. Bartolomeu dos Martyres’ dado à imprensa no mesmo ano de 1760 pelo mesmo editor.
Do Índice: Primeira Idade; A segunda Idade começa no fim do diluvio, e acaba na Vocaçaõ d’ABRAHAM; A terceira Idade principia na vocação d’Abraham, e acaba quando o povo Judeo sahio do Egipto; Quarta Idade começa na sahida do povo de Israel do Egipto, e acaba na fundaçaõ do Templo de SALOMAM; Quinta Idade começa na fundaçaõ do Templo, e se acaba no fim do cativeiro dos Judeos em BABILONIA; Reino de Juda; Reino de Israel; Costumes dos Israelitas; Sexta Idade começou no fim do cativeiro dos Judeos em BABILONIA, e liberdade dada por CYRO Rei da PERSIA; e acabou quando JESU.CHRISTO naceo; Compendio da Historia SAgrada do Novo Testamento; Resoens com que se prova a verdade da Religiam Christan.
Encadernação contemporânea, com nervuras, ferros gravados a ouro e rótulo. Com uma pequena mancha de humidade nas primeiras folhas do volume.