VILA MOURA (Visconde de).— CONTOS E NOVELLAS. […]. Edição da Renascença Portuguesa. Porto. [1913-1914]. 2 vols. In-8.º de 150-X e 147-I-XII págs. E.
Obra publicada em dois volumes intitulados ««Doentes da Belleza» e «Bohemios». O segundo volume, ilustrado com dois retratos do autor; um fotográfico e outro reproduzido de uma sanguina de António Carneiro.
Sobre o autor, natural de Baião, diz Henrique Perdigão no «Dicionário Universal de Literatura»: “(…) Autor de uma vasta e variada galeria de obras cheias de originalidade, de vigor e de colorido, que o colocam em lugar de destaque no número dos grandes prosadores portugueses da actualidade. Todos os assuntos literários e artísticos prederam, por assim dizer, o seu formoso e, por vezes, estranho espírito — desde o romance à crónica; desde a críticade arte à filosofia, à conferência, ao jornalismo. O seu nome ficou, sobretudo, em evidência após o aparecimento, em 1912, do romance de patologia sicial intitulado ‘Nova Safo’ e sub-intitulado «Tragédia extranha», livro de um cunho pessoal bem marcado, procurando atingir a Arte com perfeita independência e, por isso mesmo, destinado a ser, como foi, apaixonadamente discutido.
Com encadernações modestas e as capas da brochura conservadas.