CUNHA (Euclides da).— CONTRASTES E CONFRONTOS. Prefacio de José Pereira de Sampaio (Bruno). Segunda edição accrescentada com o retrato e discurso de recepção do auctor na Academia Brasileira de Letras, e um estudo critico do Dr. Araripe Junior. Porto. Emprêsa Litteraria e Typographica — Editora. 1907. In-8.º de 384 págs. E.
Edição muito cuidada, impressa sobre papel muito alvo e com um retrato do autor.
Edição bastante invulgar, preferível à original (também impressa no Porto em 1907) por ter sido ampliada com o ‘Discurso de Recepção’ de Euclides da Cunha na Academia Brasileira de Letras e um estudo crítico de Araripe Junior.
Obra prefaciada por José Pereira de Sampaio (Bruno), constituída por artigos e breves ensaios publicados na imprensa brasileira entre 1901 e 1904.
“(…) Varios dos excellentes ensaios que constituem este volume visam figuras historicas nossas, do periodo da únião das duas terras; é conceituosa a exposição como flagrante se aviva a physionomia do jesuita Anchieta, que a José de Alencar fornecera as proporções do drama. Bem assim nos moldes da comedia enquadrou Oliveira Lima a figura de Alexandre de Gusmão, que o dr. Euclydes da Cunha nos diz ahi offerecida «sob uma de suas mais interessantes modalidades».
“Mas a curiosidade crítica acrysola-se quando acompanhamos o dr. Euclydes da Cunha nas subtis investigações a que se entrega concernentemente a epochas, factos, chronicas e questões do seu Brasil, quaes se exhibem e nos provocam na inquitação do momento que passa ou na perduravel solicitação do problema que definem. (…)”.
Encadernação com lombada de pele, decorada com ferros gravados a seco e ouro. Pastas e interior revestidas com bonito papel marmoreado da época.