FREIRE (Eusa Rego).- O CORPO. Poemas. [Emp. do Jornal do Comércio. 1978]. In-4.º quadrado. B.
Publicação recenceada por Ana Hatherly na revista «Colóquio/Letras» [n.º 54].
“Neste que talvez seja o primeiro livro dum poeta, a primeira coisa que se manifesta ao leitor é o evoluído sentido estético da A., a sua exigente concepção do livro como objecto de arte. Mas isso, que a colocaria, à partida, entre aqueles cujo sentido da visualidade da leitura é destacado e até determinante, adquire ainda aqui outra dimensão, pois o poeta — uma jovem brasileira residente em Portugal — é também o autor do arranjo gráfico. (…)
O livro propriamente dito, que inclui também um belo desenho de Maria Keil, é constituído por quatro cadernos, ou livros, separados na brochura, de modo que é possível conceber uma série de combinações de leituras, pois compreende-se facilmente que a ordenação destes cadernos pode ser ‘ad lib’. Os seus títulos são: ‘o corpo; no espaço; entre os outros (com amor — com ódio); e as coisas.’ Cada um destes quatro cadernos ou livros é um todo com unidade temática, o que vem corroborar a possibilidade de leituras várias. Aliás, no caderno ‘entre os outros’ está incluído um poema em francês — «Dialogue» — em que expressamente se indica ao leitor a possibilidade de (pelo menos) duas leituras verticais, mais uma chamada aos processos combinatórios de escrita e leitura, que são os propostos pela poesia eminentemente visual (o que nem sempre é o caso destes textos) e definitivamente instaurados pelo concretismo do pós-guerra. Em suma, os textos destes quatro cadernos revelam um conhecimento das técnicas mais actuais da poesia mundial, sem se eximirem a expressão dum sentir e dum saber saboreados, cientes e gostosos. (…)”.
Edição do Autor limitada a 500 exemplares.
A edição integra uma pasta em cartão para protecção dos cadernos que constituem a edição, pasta que apresenta algumas manchas provocadas por acção da luz solar. COM DEDICATÓRIA DA POETA.