LOPES (Fernão).— CHRONICA D’EL-REI D. JOÃO I. Escriptorio. 147 – Rua dos Retrozeiros – 147. Lisboa. 1897-1898. 7 vols. In-8.º E. em 2 vols.
Crónica publicada na «Bibliotheca de Classicos Portuguezes» fundada por Melo de Azevedo.
Com um prólogo de Luciano Cordeiro: “A chronica do Rei de «boa memoria» que foi, a bem diser, o segundo fundador da Nação, é a necessaria illação da do Rei «Formoso» que abre, com as suas loucuras e com a sua subserviencia á traição machinada pelas ambições da Rainha bigama, — aos dois maridos, adultera — a terrivel prova real da consolidação do Estado e do Povo portugueza.
“Vae este provar se deve desapparecer, perante a Historia e o Futuro, na massa obscura e informe dos povos sem nome; —se os prodómos singularmente gloriosos da sua existencia militante, se a intrepidez, a habilidade, o valor, a vontade heroica durante tres seculos posta, ininterruptamente, na affirmação do seu direito á vida e da sua rasão politica, foram apenas um simulacro de individualidade ethnica e social que podesse ruir e desfazer-se facilmente na conjuração das sofregas cubiças da visinhança e das perfidas ambições de uma camarilha de aventureiros e traidores”.
Encadernações com largas lombadas de pele decoradas com ferros e dizeres a ouro. Exemplares tintados à cabeça com gravações a ouro; conservam as capas da brochura apenas do vol. I. e IV, com manchas de acidez.