MARIZ (Pedro de) [1550?-1615].— DIALOGOS // DE // VARIA HISTORIA, // EM QUE SE REFEREM AS VIDAS // DOS SENHORES REYS // DE PORTUGAL, // Com os seus Retratos: // ‘E NOTICIAS DOS NOSSOS REYNOS, // e Conquistas, e varios successos do Mundo.’ // … // DIVIDIDOS EM DOUS TOMOS. // ‘Ultimamente accrescentados até o feliz Reinado’ // DO SENHOR REY // DOM JOAÕ V. // DE SAUDOSA MEMORIA, // PELO PADRE // FR. FRANCISCO XAVIER // DOS SERAFINS PITARRA, // … // ‘E impressos á custa’ // DE LUIZ DE MORAES E CASTRO, // Mercador de livros, morador na rua de Santo Antonio. // LISBOA: // Na Officina de JOSEPH FILIPPE. // Anno M. D.CC. LVIII. [sic] // ‘Com as licenças necessarias. In-8.º gr. de VIII-546 [aliás 536] págs.
—— DIALOGOS // DE // VARIA HISTORIA, // EM QUE SE CONTINUAÕ AS VIDAS DOS // Senhores Reys de Portugal, e mais noticias condu- // centes aos nossos Reinos, e Conquistas: //… // ‘Novamente accrescentados até a Vida delRey D. Joaõ V.’ // PELO PADRE // Fr. FRANCISCO XAVIER // DOS SERAFINS PITARRA, // … //LISBOA, // Na Officina de MANOEL SOARES. // —— // Anno M. DCC. LVIII. // ‘Com as licenças necessarias. In-8.º de VIII-250 págs. E.
Obra clássica, nesta sua quinta edição ilustrada com 26 retratos dos Reis de Portugal, de popular e ingénua gravação em madeira, impressos em plena página e integrados nos respectivos cadernos. Invulgar.
Pedro de Mariz, primeiro biógrafo de Luis de Camões, provavelmente neto do livreiro Francisco de Mariz, morador à Porta de Almedina e filho do célebre impressor da Universidade de Coimbra António de Mariz, bacharel em Canones pela Universidade de Coimbra, foi guarda-mor da livraria da mesma Universidade e corrector da sua impressão, escrivão da Torre do Tombo e provedor do Hospital de Castanheira.
Encadernação da época em carneira com vestígios de insectos e outros pequenos defeitos que não comprometem a solidez do volume; encadernação que se encontra no seu estado original, sem qualquer intervenção de restauro. Com um pequeno pedaço de papel em falta no canto inferior externo da folha 163/164, cujo corte afecta, embora tangencialmente a mancha tipográfica.