DICIONÁRIO DO VINTISMO E DO PRIMEIRO CARTISMO. (1821-1823 e 1826-1828). Zília Osório de Castro (Direcção). Isabel Cluny • Sara Marques Pereira (Coordenação). Assembleia da República – Edições Afrontamento. [2002]. 2 vols. In-4º de 889-III e 909-III págs. E.
"O 'Dicionário do Vintismo e do Primero Cartismo (1821-23 e 1826-28)' é um instrumento de trabalho aberto que permite um conhecimento personalizado do vintismo e do primeiro cartismo, através de biografias dos seus representantes em Cortes e mediante a abordagem da actuação parlamentar de cada um deles. Esta publicação torna possível saber a inserção familiar, social e profissional dos deputados e traçar o seu percurso em termos de intervenções, votações, propostas e discursos, bem como conhecer o seu modo de pensar sobre os assuntos que lhes mereceram especial atenção.
"Salienta-se ainda o carácter aberto do 'Dicionário', tal como foi entendido e elaborado. Se atingir os seus objectivos, será um ponto de partida para outros estudos, que tal como este merecerão concerteza atenção da Assembleia da República."
A obra, inédita na bibliografia política portuguesa, contou com a colaboração de Adelaide Muralha Vieira, Conceição Quintas, Custódio Lagartixa, Ema Baptista, Filomena Soares Dias, Francisco Vaz, Isabel Cluny, Maria do Céu Borrecho, Marília Farinha, Pedro Silva, Elsa Santos, Sandra Calvino Ataíde Lobo, Sara Marques Pereira, Teresa Amaro e Zília Osório de Castro. Edição cuidada, em bom papel e revestida de sólidas encadernações editoriais com capas de protecção, apresentando-se os dois volumes protegidos por um estojo em cartão, estampadas com o mesmo motivo que vem nas referidas capas.
Encadernações editoriais em tecido, com sobrecapas de papel e uma caixa de protecção em cartão.