PIMENTEL (Alberto).— DO PORTAL Á CLARABOIA. 2.ª edição revista pelo auctor. 1913. Guimarães & C.ª — Editores. Lisboa. In-8.º de 175-I págs. E.
"O assumpto portuense d’este livro colhi-o da janella da minha casa, vizinha do Passeio das Virtudes, então e ainda hoje um logar solitario e concentrado, onde só pode viver contente quem tenha em si mesmo alegria bastante para contrapôr á paisagem vidrenta que melancoliza ali o rio Douro. (…) Os assumptos eram escassos no Porto d’aquelle tempo e os recursos da minha bibliotheca não podiam supprir a falta de assumptos.
A minha bibliotheca!… Os romances de Camillo, tantas vezes citado neste livro, meia duzia de outros auctores portuguêses, apenas alguns volumes da collecção Michel Lévy, uma Biblia, um Bouillet e um Shakespeare, eis tudo ou quase tudo. (…)”.
Diz Henrique Marques na «Bibliographia pimenteliana»: “N’este livro mais do que nos precedentes se revela, a começar no titulo, o culto do snr. A. Pimentel pelas coisas e costumes do seu estremecido Porto, pois que n’uma casa do Porto, desde o portal á claraboia, o A. faz passar as treze pitorescas e alegres scenas de que o volume se compõe (…)”.
Capas da brochura decoradas a cores com motivos florais ao gosto ‘arte-nova’.
Com um carimbo e uma assinatura no frontispício.