ABOIM (Diogo Guerreiro Camacho de).— ESCOLA // MORAL, POLITICA, // CHRISTÃA, E JURIDICA. // TERCEIRA EDIÇAM NOVA, E CURIOSAMENTE CORRECTA, // DIVIDIDA EM QUATRO // PALESTRAS, // NAS QUAES // LEM DE PRIMA AS QUATRO VIRTUDES CARDEAES. NA PRIMEIRA, A // ‘Prudencia’ na Cadeira do Entendimento. Na segunda, a ‘Justiça’ na Cadeira da // Vontade. Na terceira a ‘Fortaleza’ na Cadeira do Irascivel. Na quarta a ‘Tem- // perança’ na Cadeira do Concupiscivel; dando Leys a todas as Virtudes, que // dellas procedem, e confutando todos os vicios, que se lhe oppoem, e diri- // gindo todos os actos das quatro faculdades d’alma, capazes de virtudes, // e vicios, Entendimento, Vontade, Irascivel, e Concupiscivel, às re- // gras da razaõ; sahindo a Prudencia na primeira Palestra, com hum Mi- // nistro prudente; a Justiça na segunda, com hum Ministro justiceiro; // a Fortaleza na terceira, com hum Ministro forte; a Temperança na // quarta, com hum Ministro temperado. // ‘MATERIA UTIL, E NECESSARIA PARA TODO O // Estado, e profissoens Ecclesiasticas, e Seculares’. // COMPOSTA PELO DOUTOR // DIOGO GUERREIRO CAMACHO DE ABOYM // Familiar do Santo Officio, e Desembargador do Porto // LISBOA: // Na Officina de BERNARDO ANTONIO DE OLIVEIRA. // E à sua custa impresso. // Anno Domini M.DCC.LIX. In-4º de XXII págs. prels. inums. e 527-[I] nums. E.
Terceira edição, desta invulgar obra com frontispício impresso a negro e vermelho; letras capitais de fantasia, flores de enfeite e de remate, tudo em gravuras abertas em madeira.
Sobre o autor Inocêncio refere que era “natural de Ourique no Alentejo. Formou-se em Direito Civil, e tendo servido varios logares de magistratura, morreu no de Desembargador da Casa da Supplicação em 15 d’Agosto de 1709, aos 48 annos de edade.”
Entre os temas tratados contam-se os que dizem respeito à história portuguesa e universal, aos amigos e à amizade, ao amor, aos animais ("Referem-se alguns, que morreraõ de pena, vendo mortos a seus senhores"), aos criados e às regras que devem observar, à esposa (que "Naõ deve ser nescia, nem engenhosa"), aos golfinhos ("Agradecimento que hum teve com hum menino"), à indústria, ao jogo, aos judeus, às leis, aos livros (que "Saõ conselheiros mudos", "Os perniciosos aos bons costumes devem-se queimar, ou ao menos ler-se com muita cautela"), às mães (que "Devem criar a seus filhos com o proprio leite, ainda que seja venenoso, e porque?"), aos maridos (que "Estaõ sogeitos à ley da continencia, da mesma sorte, que suas mulheres"), ao matrimónio, que se compara "ao jogo, e à navegaçaõ", aos ministros (que entre outros conselhos, "Aos que recebem dadivas, naõ se podendo cortar-lhes as mãos, cortem-se-lhes as cabeças"), aos mouros (que "Depois dos Judeos saõ os inimigos mais infestos da Christandade"), às mulheres (a quem se "naõ devem fiar segredos de negocios publicos"), à nobreza, aos reis, aos vassalos, etc., etc.
Encadernação inteira de carneira, da época, muito defeituosa. Pouco significativos vestígios de traça marginais. Com pequenos restauros no frontispício.