ESTATUTOS // DA // UNIVERSIDADE // DE COIMBRA // COMPILADOS DEBAIXO DA IMMEDIATA // E SUPREMA INSPECÇÃO // DE ELREI D. JOSÉ I. // NOSSO SENHOR // PELA JUNTA // DE PROVIDENCIA LITERARIA // CREADA PELO MESMO SENHOR // PARA // A RESTAURAÇÃO // DAS SCIENCIAS, E ARTES LIBERAES // NESTES REINOS, E TODOS SEUS DOMINIOS // ULTIMAMENTE ROBORADOS // POR SUA MEGESTADE // NA SUA LEI DE 28 DE AGOSTO // DESTE PRESENTE ANNO DE 1772. // [brasão de armas de Portugal] // LISBOA // NA REGIA OFFICINA TYPOGRAFICA // —— // ANNO MDCCLXXIII. // ‘DE ORDEM DE SUA MAGESTADE’. 3 vols. In-8.º de XXII-374; XIII-[I]-584 e XIV-399-[I] págs. E.
Segundo António Pereira de Figueiredo, foi seu principal coordenador o desembargador João Pereira Ramos de Azeredo Coutinho, possivelmente coadjuvado por seu irmão D. Francisco de Lemos, tendo sido a parte reservada às ciências naturais exclusivamente compilada por José Monteiro da Rocha. Edição cuidadosamente impressa em bom papel de linho.
Conforme outros exemplares que nos permitiram comparar a respectiva paginação, verificamos que para além de um salto de paginação das folhas preliminares que omite a folha XV-XVI substituindo o rosto dos ‘ESTATUTOS’, as restantes se encontram no final do volume terminando a págs. XXII.
Encadernações não contemporâneas com lombadas de pele, decoradas com 13 nervuras e ferros gravados a ouro. Com um pequeno reforço junto à costura da folha de anterosto.