WALTON (William) [Trad. LOPES (Joaquim José Pedro)].— A // ‘ EXPEDIÇÃO’ // DE // DOM PEDRO // OU // A NEUTRALIDADE EM DISFARCE // POR // ‘GUILHERME WALTON,’ // AUTHOR DE OUTROS OPUSCULOS MUI BEM ACREDITA- // DOS SOBRE A ACTUAL QUESTÃO PORTUGUEZA. (…) — LISBOA: 1832. // NA TYP. DE JOSÉ BAPTISTA MORANDO. // Rua dos Calafates N.º 114, 2.º andar. // [travessão de enfeite] // ‘Com Licença da Meza do Desembargo do Paço. In-4.º peq. de 49-[III] págs.
Rara e muito interessante publicação com interesse para o estudo da ‘Questão Portuguesa’ e da suposta neutralidade de Inglaterra perante a disputa pelo trono entre os descendentes da família real portuguesa. Também com interesse para a história dos preparativos para o desembarque da armada liberal no areal da Arnosa de Pampelido e da entrada de D. Pedro na cidade do Porto.
“Uma expedição premeditada, composta de diversas embarcações de guerra, de quantidade de artilheria e outras provizões de guerra, assim como d’um corpo consideravel de marinheiros e soldados foi disposta em nossos Pórtos desde principios d’Outubro até fins de Dezembro de 1831, com o manifesto projecto de commetter hostilidades sobre os Dominios de Portugal, e quando se achou prompta para sahir ao mar, consentio-se que deixasse nossas praias sem se adoptar nenhuma medida de prevenção apezar da notoriedade do cazo, e da urgencia das appelações postas em acção para este efeito, (…).
No «Ensaio Bibliográfico» Ernesto do Canto não faz menção da edição que acabamos de descrever, compulsando no entanto outras, também inpressas em 1832. [Lisboa, Imp. da Rua dos Fanqueiros, 1832, in-4.º 31 págs. e Lisboa, 1832. 4.º Imp. Regia.]
Exemplar manchado, particularmente na folha de frontispício que apresenta alguns salpicos, cremos que de tinta.