CUNHA (D. Rodrigo da).- EXPLICAÇAÕ // DOS IVBILEOS // DO ANNO DE 1619. // & de 1621. // Por D. Rodrigo da Cunha Bispo do Porto, &c. // OFFERECIDA A D. DIOGO DA // Sylua Marques de Alenquer, Duque de Franca- // villa… // NO PORTO // Por Ioão Rodrigues Impressor, Anno 1622. // Com todas as licenças necessarias. In-8.º gr. de LVI-272-II-XXXVI-[IV] págs. E.
Obra clássica tida em grande estima, com um belo frontispício circundado com filetes e vinhetas tipográficas ornamentais. Ao centro, também ladeado de elementos decorativos, apresenta o brazão d’armas de D. Rodrigo da Cunha, Bispo de Portalegre, mais tarde do Porto, Arcebispo de Braga em 1626 e de Lisboa em 1636. Foi Governador do reino e conselheiro de Estado tendo-se distinguido pelo seu “patriotismo e affeição á casa de Bragança, concorrendo activamente para a independencia de Portugal”. Diz ainda Innocêncio que “O pseudo-Catalogo da Academia dá d’esta edição uma idéa falsa, chamando simplesmente ‘Addições’ ao que é em verdade uma obra nova, onde se acha inteiramente refundida a outra que a precedêra. (…)
“D. Rodrigo da Cunha é auctor benemerito e respeitavel no tocante ao estylo e dicção das suas obras, mostrando-se bom cultor da linguagem vernacula, e escrevendo sem affectação, e com pureza e propriedade de termos. O P. Antonio de Figueiredo o colloca na primeira plana dos nossos boms prosadores. No que diz respeito á verdade historica, em pontos antiquados, não soube exemptar-se das preoccupações do seu seculo, deixando-se guiar pelos falsos chronicões e outros livros apocryphos, que gosavam n’aquelle tempo de inteiro credito, e tornando com isso a sua auctoridade de pouco peso no tribunal da critica illustrada e judiciosa.”
No final foram colocadas 2 ff. [Addiçaõ ao Cap. II. n. 14.] que aparecem normalmente incluídas entre as preliminares.
Bonita encadernação não contemporânea, em pergaminho sobre cartão, com dizeres na lombada gravados a negro.