PINHEIRO (Rafael Bordalo).— 1889. EXPOSIÇÃO DE PARIS. O PAVILHÃO PORTUGUEZ DO QUAI D’ORSAY. Supplemento extraordinario dos Pontos nos ii – Semanario humoristico de Raphael Bordallo Pinheiro. [Paris. – Imprensa P. Mouillot]. In-fólio de 36 págs. B.
Documento de grande interesse para a história da representação de Portugal naquele evento, não só pela sua documentação fotográfica, mas também pelo texto redigido pelo grande artista português, Rafael Bordalo Pinheiro: “Em fevereiro d’este anno de 1889, e em seguida a uma carta de Mariano Pina publicada nas columnas do ‘Seculo’ ácerca do modo como estavam sendo conduzidos em Paris os trabalhos da representação de Portugal no Campo de Marte, até então exclusivamente confiados ao presidente da Associação Industrial de Lisboa, — os ‘Pontos nos ii’ entraram em campanha contra os actos do sr. Visconde de Melicio.
“A esta campanha sustentada por mim e por Mariano Pina nas columnas d’este semanario, adheriram immediatamente quasi todos os jornaes de Lisboa, especialmente o ‘Tempo’, as ‘Novidades’, o ‘Seculo’, os ‘Debates’, o ‘Dia’, o ‘Jornal da Noite’, o ‘Correio da Manhã’, a ‘Gazeta de Portugal’, etc. (…).
“A salutar campanha de fevereiro e março de 1889 contra o sr. Visconde de Melicio, deu em resultado a representação em Paris do que ha de mais importante como expressão da nacionalidade portugueza — a sua Agricultura e as suas Colonias. (…).
“O governo portuguez comprehendeu á última hora — a immensidade do erro que se ia praticar no extrangeiro, em plena Exposição universal. E appoiando os desejos da Real Associação d’Agricultura, da Associação Comercial do Porto, da Delegação Vinicola do Norte, da Sociedade de Geographia de Lisboa e do Museu das Colonias, convidou estas corporações a collaborarem n’uma larga representação em Paris, e nomeou para seu fiscal em Paris o sr. Mariano de Carvalho.
“Fui então chamado pelo sr. Mariano de Carvalho para collaborar artisticamente na nossa exposição agricola e colonial. (…)”.
Publicação profusamente documentada com fotogravuras [Otto. phot.] que em pormenor documentam a importante representação de Portugal na «Exposição Universal de Paris»: à primeira página, ilustrada com uma vista do Pavilhão português a partir do rio Sena, com a Torre Eiffel em plano posterior [Levy et Cie. photographes, Paris], seguem-se fotografias de pormenor que documentam a exposição de loiças das Caldas da Rainha, dos vinhos da Madeira, dos vinhos do Porto, das Matas, dos cereais, mármores e minas, da Associação Comercial do Porto, do ‘Bar’ para provas de vinhos portugueses, da galerias das colónias, da exposição de conservas e águas minerais, entre outras de pormenor, também com interesse para a reconstituição dos ambientes criados pela delegação portuguesa, no Pavilhão de Portugal. De grande interesse também são os desenhos de Rafael Bordalo Pinheiro disseminados pelas páginas de texto.
Conserva as respectivas capas da brochura, com pequenos defeitos na lombada.