MANTUA (Bento) [1878-1932].— O FADO. Episodio em 1 acto. Livraras Ailluad & Bertrand (…). 1915. [Lisboa]. In-8.º de 39-[I]-IV págs. B.
O autor, natural de Luanda radicado em Portugal, foi funcionário superior do Ministério das Finanças, distinto Presidente do «Sport Lisboa e Benfica» [responsável pelo lançamento e conclusão do projecto ‘Campo das Amoreiras’], distinguiu-se ainda como dramaturgo, tendo merecido a tradução de algumas das suas peças para o castelhano e o catalão. Com Forjaz de Sampaio publicou «O Livro das Cortesãs» em 1916 e com António Sacramento Júnior , em 1923, o «Cerco de Tangêr». Colaborou na revista «Atlântida» e no semanário «Azulejos».
“Apesar de ser mestiço, há na sua obra poucas marcas de africanidade” [’in’ «Dicionário de Autores de Literaturas Africanas de Lingua Portuguesa» de Aldónio Gomes e Fernanda Cavacas].
"O episodio que vae representar-se, é, antes de tudo, uma singela e pálida consagração a dois artistas de raça, a dois nomes que duas glorias são da Arte Portuguêsa. Um, pintor insigne [José Malhôa], cuja palêta está impregnada de todos os tons luarentos e melancólicos da nossa terra. Outro, poeta ilustre [Augusto Gil], cuja musa, ao mesmo tempo ironica e comovida, tem o segredo de sonhar deliciosamente em lindos versos".
Edição ilustrada com a reprodução do famoso quadro de ‘Malhoa’ — O Fado — que ao lado de «A Canção das Perdidas» de Augusto Gil, dá o mote ao ‘Episódio em 1 acto’ de Bento Mantua. Com os retratos de Ferreira da Silva, Emília das Neves, Thomaz Vieira, Henrique Alves e Alves da Cunha, que na edição figuram como actores deste ‘Episódio’ pela primeira representado no Teatro de S. Carlos a 15 de Março de 1915, na festa artística do actor Henrique Alves.
No final com críticas de Júlio Dantas, Albino Forjaz de Sampaio, Manuel de Souza Pinto, André Brun, Oldemiro Cezar e outras que por não serem assinadas, indicam os periódicos onde foram impressas.
Capa ilustrada a cores com uma aguarela de Alberto Sousa, representando uma figura feminina tocando guitarra.