[CASTELO BRANCO (Camilo) (Trad.)] — JACKSON (Catherine Charlotte Lady).- A FORMOSA LUSITANIA. Versão do inglez, prefaciada e annotada por Camillo Castello Branco. Porto. Livraria Portuense – Editora. 1877. In-4.º gr. de 448-IV págs. E.
Luxuosa edição, impressa sobre excelente papel e adornada com 20 belas gravuras representando monumentos e aspectos pitorescos de Portugal, apresentadas na edição original inglesa.
Obra pela primeira vez impressa em Londres em 1874, nesta edição, traduzida, acrescentada de um prefácio e substancialmente anotada por Camilo Castelo Branco: “Reservam-se para notas ao texto as observações que sahiriam menos apropositadas em prefácio.
“As notas não pretendem despreciar o quilate intellectual da escriptora ingleza: apontam singelamente inexactidões de pouco alcance, e algumas vezes sorriem á conta de umas excentricidades que são realmente risonhas.
“No livro ha, todavia, uma inexactidão que assume as dimensões da calumnia, provavelmente involuntaria; porém, como o calumniado é o traductor, elle, conforme aos seus habitos de inercia quando as difamações o ferem, não se queixa; pede apenas a Lady Jackson licença para lhe asseverar que talvez confundisse o nome do traductor com o outro romancista portuguez mais benemerito dos reparos da illustre viajante. […]”.
Encadernação editorial, com belos ferros gravados a ouro e a negro na lombada e em ambas as pastas. A capa posterior ostenta o brasão de armas da cidade do Porto e os dizeres relativos à Livraria Portuense gravados a ouro.