CARVALHO (António Joaquim de).- GALATÉA // EGLOGA. // INTERLOCUTORES // ‘POLIFEMO E LAURINDO’. // […] // ]pequena gravura com casas e arvoredo] // LISBOA, // Na Officina de DOMINGOS GONSALVES. // ==== // Anno de 1786 // ‘Com Licença da Real Meza Censoria.’ In-4.º peq. de 9-22 págs.
Inocêncio, após breve e incerta memória sobre a vida do autor diz que “Parece que exercera em principio a arte de cabelleireiro, a qual deixou depois pela profissão de mestre de dança. Morreu octogenario, quasi cego e pobrissimo a 16 de Novembro de 1817”, acrescentando que, "mereceu no seu tempo muitos applausos: e no estylo joco-serio, em que escreveu boa parte das suas obras, quási pode comparar-se a Nicolau Tolentino"; A proposito da presente edição diz o bibliógrafo que “Se não foi esta a sua primeira estreia poetica, ao menos não me consta até agora de alguma outra producção impressa em seu nome com mais antiga data […]”.
Confrontando a descrição feita por Inocêncio com o exemplar que descrevemos, fácilmente se pode concluir que o exemplar de Inocêncio, composto por apenas 22 págs. estava falto das respectivas folhas preliminares que incluem, para além de um primeiro frontispício, uma ‘Carta’ do autor dirigida a António José de Oliveira Porto a quem oferece o manuscrito da presente ‘Egloga’ dizendo: “[…] espero dever-lhe o favor de naõ deixar extrahir cópia alguma da presente Egloga, pois o meu intento he naõ divulgalla […]”; segue-se a carta de resposta, assinada por Oliveira Porto, onde declara : “[…] estimo tanto os seus excelentes versos, que apenas me vi na posse desta Egloga, larguei por alguns dias as minhas applicaçoens, e me dei todo á sua leitura, na qual achei taõ excellente sabor, que me obrigou a fazer o conceito, de que esta era a Obra Poetica, que tenho encontrado de melhor gosto, e mais digna d’estimação […] apezar da sua repugnancia, indispensavelmente m’obriga a fazer pública huma taõ bella, e proveitosa composiçaõ.
“Eu bem sei que esta resoluçaõ se lhe fará hum pouco pezada, vista a contraria em que V. m. hatantos annos presiste; mas naõ acho razaõ, para que V. m. neste caso se naõ vença na sua escrupulosa resistencia, a qual naõ deve fazer que injustamente se occultem as bellezas, assim desta, como d’outras muitas Obras suas […].”
Esclarecida esta curiosidade bibliográfica, resta-nos afirmar que se trata da primeira edição e que esta apresenta dois distintos frontispícios, o primeiro que antecede as folhas preliminares e o segundo que precede esta composição pastoril, em verso, por várias vezes reimpresso.
Exemplar em folhas, simplesmente cosido por um fino cordel. Com alguma sujidade e defeitos marginais.