REDOL (Alves).— GLÓRIA. Uma Aldeia do Ribatejo. [Ensaio Etnográfico]. Prefácio de Dr. João David Pinto-Correia. […]. Publicações Europa-América. In-8.º de 185-V págs. E.
“«No concelho de Salvaterra de Magos, por aquela estrada cabisbaixa que une Marinhais a Coruche, está a Glória.».
“Redol debruça-se desta vez sobre uma aldeia ribatejana, para fazer um estudo etnográfico que a sua palavra doce de contador transforma em agradável relato.
“Nessa aldeiazinha se fixou o autor, durante umconsiderável período, para observar no local os ritos, as tradições e a maneira de estar na vida dessa gente ribatejana.Esta obra representa um aturado trabalho de pesquisa, só tornado possível por amor.Amor á terra e ao povo em que Redol se reconhece.
“Da cerâmica à habitação, passando também pelo cancioneiro local, de enternecedora ingenuidade, vai o autor desbravando o património cultural local, que é afinal também património de todos nós. […]”.
Do índice: A terra; As gentes. Lavoura; Carro de bois; Cortiça; Moinho de vento; Cerâmica; Habitação; Forno de pão. Vestuário; Etnografia; Jogos de infância; Arte manual; Teatro; Cancioneiro; Danças; Religião; Expressões; Glossário.
Volume integrado nas ‘Obras Completas de Alves Redol’.
Encadernação editorial,com as sobrecapas de papel preservadas.