O GRANDE LIVRO DOS PORTUGUESES. 4000 Personalidades em Texto e Imagem, Nomes, Datas, Factos com 980 Ilustrações. Círculo de Leitores. [Lisboa. 1990]. In-4º gr. de 518-II págs. E.
"São 4000 os portugueses notáveis… Número que poderia ser ampliado, se não fosse imperioso fixar um limite. E porque tivemos que fazer uma escolha, foi nosso propósito apresentar uma selecção o mais consensual possível, embora admitamos como plausível a discordância quanto à inclusão ou omissão de certos nomes, mormente dos nossos contemporâneos porque mais susceptíveis de impressionar a nossa preferência. Mas uma coisa é certa: o critério de escolha não recaiu sobre a grandeza ou valia dos vultos aqui recordados para a posteridade mas sobre a celebridade ou notoriedade que os aureola. Recordamos os nomes de quem, julgamos, mais se falou e se falará. Reconhecemos, porém, frontalmente, que por um lado privilegiamos as figuras do campo da história política e da cultura, e que por outro esta galeria de retratos da Família Portuguesa é uma das várias que se podem constituir. Optamos por esta.
"Os textos ilustrativos rondam a centena. Não pretendem de modo algum constituir uma antologia, mas tão-somente uma amostra da produção literária de autores dos mais variados quadrantes, estilos e épocas. Mas porquê o realce dado a estes autores e não a outros? Se é verdade que tivemos a preocupação de incluir textos de escritores indiscutivelmente considerados os mais representativos das letras portuguesas, o certo é que houve a necessidade de respeitar a harmonia da apresentação gráfica, o que nos levou à inclusão de um texto em cada quarentena de biografias. A sua função é, pois, a de incentivar o apetite à leitura das fontes tão ricas na sua diversidade e a de esteticamente tornar mais atraente o manuseamento deste livro que, pelo seu volume, à primeira vista poderia considerar-se indigesto ou pelo menos fastidioso."
Textos redigidos ou reelaborados por Manuel Alves de Oliveira. Pesquisa iconográfica: Manuela Rego. A iconografia, a cores e a negro, é especialmente constituída por retratos, caricaturas, gravuras antigas, frontispícios de livros e pinturas.
Encadernação inteira de tela vermelha, dos editores, com dizeres gravados a branco na pasta da frente e sobrecapa de resguardo ilustrada.