VECELLIO (Cesare).— HABITI ANTICHI // Overo // RACCOLTA DI FIGVRE // Delineate dal Gran Titiano, e da Cesare // Vecellio suo Fratello, diligentemente // intagliate, conforme alle Nationi // del Mondo. // LIBRO VTILISSILO // ‘A Pittori, Dissegnatori, Scultori, Architetti, & // ad ogni curioso, e peregrino ingegno.’ // ———— // Dedicato all’ Illustrissimo Signor // MARTIN VIDMAN // CONTE DI OTTEMBVURGO, &c. // NOBIL VENETO. // [xilogravura representando ‘LA MINERVA’] // IN VENETIA, M DC LXIV. // ————// Per Combi, & La Noù. // ‘Con Licenza de’ Superiori. [no cólofon: xilografia com a marca do impressor // IN VENETIA, M DC L XIV. // ———— // Apresso Capo Francesco Bodio. // ‘Con Licenza de’ Superiori.]. In-8.º de XIV-415-I págs. E.
Obra pela primeira vez dada ao prelo em Veneza, por Damian Zenaro no ano de 1590, de extraordinário interesse gráfico, artístico e histórico para a história do vestuário da Europa, Ásia, África e do Novo Mundo, vista à luz dos conhecimentos da época renascentista,
Terceira edição, dedicada por Salustio Piobichi a Martin Vidman, Conte di Ottemburgo e nobre veneziano, constituída por 415 esplêndidas xilogravura, colocadas na frente e no verso de cada folha numerada, nesta edição pela primeira vez atribuídas a Cesare Vecellio, sobrinho e discípulo favorito de Ticiano, atribuição rejeitada por Muraro e Rosand no livro «Tiziano e la silografia veneziana del Cinquecento».
Edição registada no ‘Catálogo da Livraria de Azevedo-Samodães’ em nome de D. Salustio Piobbici, autor da dedicatória ‘All’ Illustrissimo Signor Martin Vidman, Conte di Ottenburgo, &c. Nobil Veneto’: “As XIV pags. prels. inserem o seguinte: titulo (pag. I; II em branco); Dedicatoria «All Illustrissimo Signor // MARTIN VIDMAN…» (subscrita pelo autor [?]: D. Salustio Piobbici; pags. III e IV); Proemio «A’ LETTORI.» (pags. V e VI); «DISCORSO // DI CESARE // VECELLIO. // SOPRA GLI HABITI ANTICHI // eModerni, origene, mutatione, & // varietà di quelli.» (fecha com uma marca gravada em madeira; pag. VII a XIIII); e uma outra marca, em oval, tambem gravada em madeira (pag. XIV).
Livro muitissimo curioso, e elucidativo para a indumentaria universal; contendo 415 gravuras em madeira, reproduzindo todos os trajos, femininos e masculinos, usados, em varias epocas, pelos diversos povos do Mundo, incluindo os da Africa, Asia e America. As que mostram os trajos usados pelos portugueses no seculo XVII veem a pag. 226 e 227. – Apreciavel e RARISSIMO.”
Encadernação da época em pergaminho, sem vestígios de qualquer restauro; a págs. I com um carimbo a óleo, rasurado.