HISTORIA COMPLETA DAS INQUISIÇÕES DE ITALIA, HESPANHA E PORTUGAL. Ornada com oito estampas analogas aos principaes objectos que nella se tratão. Segunda edição. Lisboa. Na Typographia Maigrense. Anno 1822. In-8.º gr. de X-294 págs. E.
A obra deve ter sido traduzida do italiano por João Maria Rodrigues de Castro ou por Inocêncio da Rocha Galvão. Foi proibida por decreto da congregação do Index em Roma em 26 de Março de 1825, segundo Inocêncio, que adianta que "Uma das inexactidões e anachronismos em que abunda esta obra acha-se no que ali se diz com respeito á história de D. Carlos de Hespanha, e ao processo do arcebispo de Toledo, Bartholomeu Carranza".
Edição ilustrada com oito curiosas gravuras representando: "Os Inquisidores de Lisboa levantando a excommunhao a El Rei D. João IV", "Casa dos Tormentos", "Procissão de um Auto da Fé", "Condemnados que evitavaõ o fogo por confessarem antes da sentença", "Condemnados que evitavaõ o fogo por confessarem depois da sentença", "Victimas da Inquisição condemnadas ao fogo", "Representação de um Auto da Fé" e "Filippe III Rei d’Hespanha".
Encadernação da época com lombada de pele, decorada com gravações a ouro na lombada; com sinais de desgaste e cortes de traça na pasta frontal e na folha de guarda. Frontispício com grosseiro restauro no topo da página.