BRAGA (Teófilo).— HISTORIA DO ROMANTISMO EM PORTUGAL. Ideia Geral do Romantismo. Garrett – Herculano – Castilho. Lisboa. Nova Livraria Internacional. 1880. In-8.º de 515-V págs. E.
Obra integrada na «História da Literatura Portuguesa» de Teófilo Braga, ainda hoje bastante apreciada quer no plano filosófico da história, onde o autor, de forma apaixonada e partidária faz a sua interpretação da literatura à luz do positivismo de Comte (literatura, arte, política, vida social e cultura), quer por se revelar fonte de indispensável referência e consulta, pela importante informação que oferece.
“[…] A transformação das litteraturas modernas, ou o Romantismo, encetou no mundo intellectual o que a Revolução franceza iniciara na ordem politica; estes dois factos resumem-se na dupla expressão do ‘genio’ e da ‘vontade’ nacional, pelo individualismo da inspiração e pela universalidade do suffragio. Existe uma relação historica entre esses dois factos. O phenomeno social da revolução franceza foi precedido por um extraordinario sentimentalismo e paixão pela naturesa, que principiou pela litteratura até penetrar nos costumes; um tal exagero, proveniente de uma nova actividade moral, provocou como consequencia a condemnação do falso idylio, e uma mais vasta communicação com o sentimento humano. […]”
Encadernação da época, de modesta manufactura.