[LEITE (António da Silva)] [Pseud. LUIZ DOS QUARTEIS].— ‘IMPROVISO’ // DO CEGO // LUIZ DOS QUARTEIS: // TOCADOR DE VIOLLA, E PREGOEIRO DOS DIAS // FESTIVOS DO CALENDARIO, // EM LOUVOR DO EXCELENTISSIMO // CONDE DE AMARANTE // O INTREPIDO GENERAL SILVEIRA, // PELOS SUCCESSOS DO DIA 4 DE JUNHO DE 1823 NO PORTO. // [emblema alegórico] // LISBOA: // NA IMPRESSÃO DE JOÃO NUNES ESTEVES. // ANNO DE 1823 // [travessão de enfeite] // ‘Com Licença da Real Commissão de Censura. In-4.º peq. de 16 págs. e 1 estampa. B.
Raríssimo folheto dado à imprensa sob pseudónimo, ilustrado com uma gravura impressa à parte retratando o compositor e guitarrista portuense António da Silva Leite, cego e andrajoso, tocando guitarra.
Precede o ‘Improviso’ [que tem por mote: “Subplantou os Liberaes] o seguinte texto que justifica esta edição:
“Recommenda-se aos Olhos da humanidade, quem de todo perdeu a sua vista, vivendo das esmolas de corações bemfazejos.
“He o Author destas quadras = Luiz dos Quarteis =, que presentemente subsiste do Socorro que adquire na Cidade do ‘Porto’, onde achou huma Alma sensivel ás suas calamidades, que lhe mandou fazer esta impressão para o interessar.
“Elle roga aos compassivos Leitores, que não só lhe comprem o Folheto, mas que lhe desculpem as faltas dos preceitos da Poezia, levando-lhe em conta o ser Cégo, e que elle improvisa, não por vaidade, mas pelo desejo que tem de acertar, para divertir.”
Segundo apuramos no ‘Dicionário Bibliográfico Português’, António da Silva Leite, natural da cidade do Porto, nasceu na freguezia de S. Nicolau. “(…) Dedicando-se de principio ao estado ecclesiastico, recebeu ordens menores, que lhe foram conferidas pelo bispo D. João Raphael de Mendonça; porém mudando de intento, não quiz proseguir na sua ordenação. Como se tivesse habilitado com os estudos musicos, e fosse já conhecido por bom compositor, foi escolhido para Mestre de capella da Cathedral da mesma cidade, logar que exerceu com satisfactorio desempenho durante muitos annos. (…)”.
No «Diccionário Biographico de Musicos Portuguezes», Enesto Vieira complementa amplamente os dados relativos a Silva Leite que considera “O mais notavel musico portuense dos fins do seculo XVIII e principios do seculo XIX.”
“Devia ter tido mestres excellentes, ou, se estudou só, aplicou-se com a maior intelligencia, porque as suas composições religiosas attestam uma sciencia technical que só pode adquirir quem faz convenientes estudos preparatórios. (…)”.
Capas da brochura em bonito papel de fantasia, da época.