RIBEIRO (João) & AZEVEDO (Leonel).— OS JARDINS DO PAÇO EPISCOPAL DE CASTELO BRANCO. [Edição da Câmara Municipal de Castelo Branco. Impressão e acabamento, Maiadouro. 2001]. In-fólio de 238-II págs. E.
"O primeiro propósito que animou este trabalho, o propósito que lhe traçou os limites conceptuais enquanto projecto, correspondia a um estudo crítico de uma obra específica do período barroco — o jardim episcopal de Castelo Branco — a partir de categorias fundamentais da estética. Categorias como representação, alegoria, movimento, tão caras à estética da época barroca, teriam de ser testadas, postas à prova neste jardim, cuja singularidade é, em alguns aspectos, assinalável. A impossibilidade de ler e meditar sobre um conjunto de obras filosóficas indispensáveis ao tratamento e análide da problemática estética que envolve a arte da jardinagem, ao menos desde o pensamento grego, passando por Kant e Schiller, condicionou o itinerário da investigação e a feição final do estudo agora apresentado. Abdicou-se do suporte teórico deste trabalho, para grande prejuízo dele, em favor de uma procura de documentação histórica que lançasse luz em alguns aspectos particulares da construção e manutenção desta vivenda prelatícia e seus logradouros. Em rigor, tentou-se ir em busca de documentação inédita que desvendasse algo da natureza "monumental" do conjunto e autenticasse também notícias que a tradição legou sem indicação de proveniência. Por outra parte, tinha-se em mente trazer a lume um contributo (ainda que modesto em alguns capítulos, decisivo noutros), capaz de moderar os discursos embevecidos de provincianismo e, em casos mais graves, destruir mitos que somente ganham adeptos no reino da ifnorância. Por estas razões, a procura de documentos tornou-se uma obsessão e a sua escassez um tormento. (…)"
Monografia de alto merecimento para a história de Castelo Branco e dos monumentais jardins do seu Paço Episcopal, em edição executada com grande cuidado gráfico, com vasto e muitas vezes inédito documentário iconográfico, nas suas cores originais e, quando necessário, em folhas desdobráveis.
Encadernação editorial inteira de tela com dizeres gravados a frio, protegida por sobrecapa estampada a cores.