LOBATO (Monteiro).- LITERATURA DO MINARETE. 1961. Editôra Brasiliense. S. Paulo. In-4.º peq. de 331-V págs. B.
Volume constituído pela colaboração prestada por Monteiro Lobato ao jornal da sua juventude «O Minarete», graças ao qual "Benjamim Pinheiro botou a situação abaixo, subindo à Prefeitura.
"(…) Não só Lobato, mas todos os amigos se divertiam grandemente fazendo de longa distância "O Minarete." Escreviam para êles mesmos, para brincar uns com os outros. Não ambicionavam aplausos nem davam a mínima atenção ao público. Muitas vêzes cabia a Lobato redigi-lo inteirinho.
"(…) Tôda essa colaboração forçava-o a grande sortimento de pseudônimos, pois assim daria aos leitores a impressão de que o jornal dispunha de um exército de redatores.
"(…) Um exame, agora, de parte dessa produção – a que foi possível salvar – revela, no entanto, não haver razões para que seu autor delas se envergonhasse. Lobato, no tempo de "O Minarete", já escrevia bem; suas idéias são lúcidas, claras. Pensa e expõe com nitidez. Os contos (…) possuem tôdas as virtudes que, acentuadas mais tarde, fariam dêles os mais lidos da literatua brasileira. (…)" Edição cuidada, integrada nas «Obras Completas de Monteiro Lobato».
Capa da brochura com sinais de uso.