SOUSA (António de).— LIVRO DE BORDO. Poemas. Com um poema-prefácio de Vitorino Nemésio. Desenhos de Manuel Ribeiro de Pavia. Publicações Europa-América. Lisboa. [1957]. In-8º de 162-II págs. B.
Edição de cuidada concepção gráfica, impressa a duas cores, ilustrada com 6 litografias de Manuel Ribeiro de Pavia e acrescentada de um Poema [Segunda Carta de Longe] dedicado ao ilustrador, com nota do seu falecimento a 19 de Março de 1957, dia em que fez 47 anos.
Segunda edição, limitada a 833 exemplares, dos quais 83 numerados e rubricados, fora do mercado.
EXEMPLAR DEDICADO PELO AUTOR a Paradela de Oliveira “querido colega e querido amigo [?] daquela Coimbra de sonho (…)”, datada em Lisboa “Maio, 1957”
Acompanha este exemplar uma folha manuscrita e assinada por António de Sousa, colada na margem esquerda do verso da folha de guarda intitulada “2 Quadras para o Paradela de Oliveira”, cremos que inéditas.
José Paradela de Oliveira, natural de S. João da Pesqueira, viria a falecer em Madrid a 18 de Setembro de 1970. Frequentou a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra entre 1924 e 1928, transitando então para a Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa onde concluiu o curso em 1930.
Foi militante de esquerda e acérrimo opositor ao regime de Salazar, tendo participado na campanha eleitoral das Presidenciais de 1949 a favor do General Norton de Matos.