D. PEDRO – CONDE DE BARCELOS.- "(…) Liuro das Linhag~ens que escreveo o Conde Dom Pedro Filho DelRey Dom Dinis o qual Dom pedro faleçeu na era de MCCCXCII que he de Ch[r]isto de MCCCLIIII como se conthem em hum liuro de Anniuersarios do mosteiro de Carquere, na Beira do Bispado de Lamego". III ff. inums., 296 nums. (aliás 285, por salto de numeração de 189 para 200). Tít. da lombada: "[No]biliai[ro] M.S. Conde d[e] B[arce]llos [cont]inuado por Antoni[o] de Lima". Dim. 20×29 cm.
Na f. [3] inicial as seguintes anotações: "Este liuro he de An.t[onio] Teixeira Borges que o mercou a conta de huma diuida"; No fim da folha, a assinatura de António Teixeira Borges e: "Este liuro comprey na feira de Lixª no anno de 1707, com outros manuscriptos o que declaro por que algum dia se não entenda que eu o tenho uzurpado em algum emprestimo como muito costumão. He hum treslado [séc. XVII] do Nobiliario do Conde D. Pedro acrecentado por D. Antonio de Lima, e tem algumas cosas com noticias mais modernas da mesma letra de quem o tresladou e eu lhe tenho acrecentado varias notas que alguns autores lhe fizerão falando contra algumas couzas que tratasem averiguaçaõ; e dezejava eu formar huma crize (?) contra elle para mostrar o grande numero de couzas que nelle conta o Conde que repugnaõ a verdade tendoo muitos Genealogistas cegamente por texto sem controversia; e não sera obra indigna de se ver se eu tiver vida e tempo para o conseguir. J. Fr.e de Monter.º M.as [José Freire de Montarroio Mascarenhas].
Contém índice nas 2 f. finais. Foram cortados os f. 10-11, (brancas?); estão soltas as ff. 291-296.
Trata-se de uma cópia do Livro de Linhagens do Conde D. Pedro, não integral, mas acrescentada pelo célebre genealogista do séc. XVII, António de Lima e com anotações e acrescentos de José Freire de Montarroio Mascarenhas, o conhecido redactor da «Gazeta de Lisboa» e da «Gazeta de Lisboa Ocidental» que dá continuidade à anterior, de 1715-1741 e também importante genealogista que deixou manuscrita a obra «Genealogias das familias de Portugal, comprovadas com documentos», 24 tomos.
A primeira edição do «Nobiliário de D. Pedro, Conde de Barcelos» foi impressa em Roma, no ano de 1640.
Peça única e de altíssimo valor.
Encadernação em pergaminho.