CAMÕES (Luís de).— OS LUSÍADAS. Comentários de José Hermano Saraiva. Ilustrações de Pedro Proença. [Jornal Expresso e Selecções do Reader’s Digest. Impressão e acabamentos Leo Paper- Hong Kong. 2007]. 2 vols. In-8.º gr. quadrado [dim. aprox. 26×26,5 cm.] com 501-I e 981-I págs. E.
Edição monumental e verdadeiramente original, numerada, com muitas ilustrações a cores de Pedro Proença, notas marginais ao texto impressas a partir de um original manuscrito cremos que da pena de José Hermano Saraiva e impressa em papel da melhor qualidade.
Da introdução de José Hermano Saraiva: “Pergunta óbvia: porque me atrevi a organizar mais uma edição de ‘Os Lusíadas’?
Resposta simples: porque é uma edição diferente.
“Muitos anos de investigações sobre a vida, as relações, os motivos, até os sentimentos do genial poeta tornam possível outras leituras, esclarecem sombras, põem em relevo valores ignorados, relações desconhecidas.
“É, pois, um outro Camões o que aqui se revela. Não o herói de armas brilhantes, com a fronte coroada de louros, mas um homem em luta com o tempo hostil, o «bicho da terra vil e tão pequeno» que desafia a força dos deuses que habitam os céus serenos. Um Camões mais humanos. Como ele próprio comentaria: «Puras verdades, já por mim passadas.
“Oxalá foram fábulas sonhadas!»”.
Encadernações editoriais, ilustradas com desenhos de Pedro Proença.